AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
TENHA CLAREZA E PRECISÃO SOBRE SEU DIAGNÓSTICO
Para muito além do laudo neuropsicológico, receba orientações direcionadas as suas necessidades e tenha clareza sobre seu tratamento .
Entendemos que cada mente é única. Nossas avaliações são detalhadas e precisas, desenvolvidas para oferecer um diagnóstico claro e estratégias de tratamento adaptadas às suas necessidades. Atendemos a um público que busca excelência e precisão em seus cuidados de saúde mental
NOSSOS DIFERENCIAIS
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Nossa prioridade é o compromisso com a qualidade na entrega de um atendimento individualizado e personalizado as necessidades únicas de cada paciente.
Para isso, temos uma equipe de atendimento especializada, que está pronta para tirar todas as suas dúvidas!
EXCELÊNCIA DIAGNÓSTICA
Rigor metodológico e uso das mais diversas ferramentas padronizadas para fornecer segurança quanto aos achados e conclusão diagnóstica.
ESPECIALISTA COM AMPLO DOMÍNIO NA ÁREA
Psicóloga clínica há mais de 10 anos e especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, e atualmente se especializando em nova área da Neurociência.
ORIENTAÇÃO E DIRECIONAMENTO
O laudo neuropsicológico é um exame de mapeamento de habilidades cognitivas com o objetivo de auxílio diagnóstico, no entanto, para além dos achados evidenciados no laudo, é necessário entender o que significam essas informações e o que fazer com elas. Já foi a época de passar por dezenas de profissionais sem entender seus sintomas e perceber pouca ou nenhuma melhora em autonomia e qualidade de vida. Aqui iremos te explicar em detalhes sobre os resultados do laudo e te direcionar para o melhor tratamento disponível na atualidade. Saia do consultório sabendo exatamente qual caminho seguir.
Avaliação neuropsicológica: principais dúvidas respondidas
O que é?
A avaliação neuropsicológica é um processo clínico especializado que visa avaliar e compreender as funções cognitivas, emocionais e comportamentais de um indivíduo, especialmente relacionadas ao funcionamento do cérebro. Ela é conduzida neuropsicólogos, e envolve uma variedade de testes e instrumentos para investigar habilidades como memória, atenção, linguagem, percepção, funções executivas e habilidades motoras Essa avaliação é frequentemente utilizada para diagnosticar distúrbios neurológicos, lesões cerebrais, doenças neurodegenerativas, transtornos psiquiátricos, deficiências cognitivas e outros problemas que afetam o funcionamento cerebral.
É essencial para o diagnóstico preciso de Transtornos do Neurodesenvolvimento (TDAH, TEA - Autismo, Transtornos de Aprendizagem, Deficiência Intelectual), e para os Transtornos Neurocognitivos (Demências).
Além disso, pode ser útil para planejar intervenções terapêuticas, acompanhar a progressão de doenças ao longo do tempo e fornecer orientação para reabilitação cognitiva. Os resultados obtidos nesse processo são descritos em formato de laudo neuropsicológico e podem ajudar os profissionais de saúde a entender melhor as necessidades individuais do paciente, desenvolver estratégias de tratamento personalizadas e oferecer apoio adequado para melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade do paciente.

Quando é recomendada?
A avaliação é recomendada para:
Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.).
Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa afim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela.
Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo.
Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada etc.
Duração do processo avaliativo
Em média, a avaliação é concluída entre 6 a 15 sessões. Por ser um processo dinâmico e complexo, a duração pode variar conforme as necessidades individuais de cada paciente, sem seguir uma estrutura rígida. O plano é adaptável, ajustando-se às características e evolução de cada caso. Durante todo o processo, os profissionais avaliam cuidadosamente as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, garantindo precisão e personalização. Embora um cronograma inicial seja fornecido, o foco principal é oferecer um diagnóstico preciso e orientações terapêuticas individualizadas.
O que é avaliado?
Atenção, memória e aprendizagem.
Planejamento e organização (funções executivas).
Habilidades perceptivas e motoras.
Habilidades visuo-espaciais.
Habilidades acadêmicas.
Resolução de problemas.
Capacidade de raciocínio e julgamento.
Linguagem.
Humor e comportamento.
Quem participa da avaliação?
A avaliação neuropsicológica é frequentemente uma abordagem multidisciplinar, envolvendo uma equipe de profissionais de saúde com diferentes especialidades, com o objetivo de fornecer uma compreensão abrangente e precisa das capacidades cognitivas e emocionais do paciente.
Assim, ao longo do processo, são consultados diferentes profissionais da saúde que já participem do cuidado do paciente, bem como, professores, cuidadores e familiares. A finalidade é coletar informações a cerca do funcionamento do indivíduo em diferentes ambientes e ampliar a compreensão do quadro clínico como um todo.
LOCAIS DE ATENDIMENTO
LIVANCE MARKET PLACE
São Paulo/ SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 940 - 3° andar
Vila Cordeiro
CLÍNICA AMPLIAR
São Paulo/ SP
Rua José Bocchiglieri, 11.
Cidade Dutra.
CLÍNICA IMA
São Paulo/ SP
Av. Atlântica, 5441
Parque Atlântico
LIVANCE BOTAFOGO
Rio de Janeiro/ RJ
R. Visc. de Ouro Preto, 5 - 5º Andar Botafogo